27.9.10

Parque Ecológico Ezechias Heringer (Brasilia-DF)

Dr. Ezechias Paulo Heringer (Fonte: Jardim Botanico DF

Há um tempo atrás eu recebi um e-mail sobre um parque de preservação ambiental situado em Brasilia, que havia recebido o nome de Ezechias Heringer (1905-1987), em reconhecimento ao trabalho admirável deste Botânico na preservação e pesquisa do cerrado.
Na época o e-mail circulou pelo grupo da familia no Yahoo, se não me falha a memória. Porém, na semana passada, recebi um e-mail da Thaiz Heringer, neta de Ezechias e uma talentosa fotógrafa, disponibilizando informações mais detalhadas sobre merecida homenagem a este parente que amava a natureza e contribuiu muito para preservá-la.
Nascido em Manhuaçu/MG, filho de Pedro Nolasco Heringer e Olívia Heringer, Ezechias se tornou Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Lavras/MG em 1938 e iniciou seu trabalho ainda em Minas até se mudar para Brasília, a convite do Pres. Juscelino Kubitschek, em 1960. Apaixonou-se pelo cerrado e suas orquideas, dedicando sua vida para catalogar e preservar as espécies que ali coletou. Ele casou-se com Barjout Mirray, que é a vó Jude Heringer, hoje com 93 anos e morando em Brasília. Eles tiveram 5 filhos: Aziz Conrado (pai da Thaiz), Quélvia, Ezechias Filho (o Xará, falecido), Anajulia e Abigail.


Visite o Blog da Thaiz, e você vai encontrar fotos, detalhes da inauguração do parque e outros links interessantes.
Acesse também o Site do Parque e veja um pouco mais da história de Ezechias Heringer, e informações sobre visitação.
=============
Bem, preservação ambiental é um assunto sério e importante, e a melhor oportunidade que temos para a formação de indivíduos ativos nessa luta é a convivência em família.
Transmita aos seus filhos exemplos como o deste parente assim como uma postura de cuidado com esse planeta tão lindo que recebemos para viver e cuidar!

9 comentários:

  1. Faltou informar o "galho" ao qual o Dr. Ezechias pertencia. Se alguem souber, me avise mesmo aqui nos comentarios. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Jane, obrigada pela divulgação!

    Ezechias Paulo é filho de Pedro Nolasco Heringer e Olívia Heringer. Ele casou-se com Barjout Mirray, que é a vó Jude Heringer, hoje com 93 anos e morando em Brasília. Eles tiveram 5 filhos: Aziz Conrado, Quélvia, Ezechias Filho ( o Xará, falecido ) , Anajulia e Abigail.
    Eu sou a neta mais velha do Ezechias e filha do Aziz.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Thaiz!
    Vou acrescentar essas informacoes no corpo da postagem.
    Nao sei se estou certa, mas, o Pedro Nolasco nao é descendente direto de Joao CArlos Heringer, é? Se nao, é um ótimo sinal, pois, a abrangencia do blog pode ser maior! Que bom!
    Jane

    ResponderExcluir
  4. É sim Jane, se eu não estiver enganada, o Pedro Nolasco é filho do João Carlos Heringer. Vou confirmar isso depois.

    Abraços, Thaiz

    ResponderExcluir
  5. Ok, Thaiz! A duvida surge pq na fonte de onde tirei os nomes dos filhos de Joao Carlos H, aparece PEDRO HONORATO HERINGER como especificado neste post: http://afamheringer.blogspot.com/2010/08/teste.html
    Inclusive, o Pedro Honorato era casado com Eugenia e pai do meu bisavô Alvino Honorato Heringer.
    Mas, tudo é possivel nessa familia abencoada, e nada impedia que Joao C H tivesse dois filhos chamados "Pedro". Meu outro bisavô e tambem filho de Joao C H, o Américo, teve dois filhos chamados "João"... imagina como isso "facilita" a nossa vida, ne?! kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Achei!!!
    Bem... Pedro Nolasco Heringer era filho de CONRADO JORGE HERINGER e MAGDALENA ELIZABETH BERBET!! Conrado e Joao Carlos eram irmãos.
    Só confirme aí, prima Thaiz! Mas, encontrei documentos interessantes postados no Grupo Heringer do Yahoo! Vi ate a ata de batismo do Ezechias na Igreja Presbiteriana de Manhuaçu! Maravilha essa colaboracao da Lizbeth Arias la no Grupo!

    ResponderExcluir
  7. É uma honra fazer parte de tudo isso e saber sobre o Ezechias Heringer. Fui à Brasília no ano passado e fiquei sabendo dessa praça...que máximo isso!

    Sou de Guarulhos, São Paulo e a minha ramificação da família é de Nova Friburgo, RJ.

    Ah, obrigada pela visita ao meu blog.

    Depois volto com mais calma. Abraço a todos!

    Kátia Heringer

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo carinho, Katia!
    Mostre seu trabalho aqui tambem, sao lindos seus scraps!

    ResponderExcluir
  9. Olha só galera, o Dr Ezechias era primo-irmão do meu avô, Eduardo de Faria Heringer, pois o pai do Dr Ezechias, Pedro Nolasco Heringer, era irmão do pai do meu avô Eduardo de Faria Heringer(já falecido), ele se chamava Eduardo Alfredo Heringer e era casado com a irmã da Magdalena, esposa do Pedro, o nome da minha bisavó, era Eurides de Faria Heringer. O meu bisavô morreu muito jovem, aos 23 anos, picado por uma cobra, mas a minha bisavó estava gravida do meu avô. Ele tinha mais dois irmãos a Tia Aurora e o Tio Ozias, ambos já falecidos. Não sei se vocês entenderam essa história de primo-irmão, pq é um tanto confusa mesmo, mas em resumo as duas irmãs se casaram com os dois irmãos, ficou tudo em família... E em resumo eu também sou descendente direta do Conrado Jorge Heringer... O Pedro Nolasco era mesmo filho do Conrado Jorge, disso tenho certeza, pois era o que meu avô me dizia. O que aconteceu é que alguns quiseram esconder isso pelo fato do Conrado ter cometido suicídio se enforcando, e isso era vergonhoso para a família, na época. O que eu sei é isso, gente.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante pra nós e será publicado o mais rápido possível. Obrigada!!

Related Posts with Thumbnails